Pequenos detalhes

Essa manhã a Isabela foi no meu quarto porque algo estranho tinha acontecido. Ela teve um pesadelo. Foi estranho, ela não tinha tido mais pesadelos desde que eu inventei um motivo para os sonhos ruins acabarem. Eu coloquei um filtro de sonhos no quarto dela para ela achar que estava protegida. Deu certo, fazia 4 meses que coloquei isso lá e só hoje que ela teve um sonho ruim.

Eu não gosto de superstição, eu tenho medo de deixá-la com manias do tipo roupa da sorte, pingente de proteção, sapato não pode ficar virado, essas coisas. Mas eu adoro dormir a noite inteira e, mais que isso, eu amo ver minha filha bem. Só que ela estava tendo pesadelos direto, ela acordava assustada, com medo e ia pra minha cama.

Lógico que isso tinha a ver com o psicológico dela e depois que resolvemos o problema passaram os pesadelo. Mas a Isabela estava com medo da hora de dormir, estava dando trabalho para ir para a cama, não queria dormir de luz apagada, queria que eu deixasse meu quarto e o dela abertos, estava caótico o horário de ir pra cama. Chegava ao ponto dela só ir dormir se eu estivesse no meu quarto. Se eu quisesse ficar na sala ela não ia pra cama porque não me sentia perto.

Precisava dar um jeito nisso, ela não tinha mais o problema em sua vida, não tinha mais pesadelos, mas tinha o medo de dormir. Seria cômodo eu convida-la para dormir comigo todo dia, seria mais fácil e mais rápido, mas como sempre digo, seria muito pior. Como que eu ia conseguir tira-la da minha cama depois? Não tiraria ou passaria por tudo isso da mesma forma, até ela aceitar dormir na cama dela.

Fui passar um final de semana fora com umas amigas e vi um filtro de sonhos para vender. Resolvido meu problema. Escolhi um da cor que ela mais gosta (roxo), peguei em um tamanho que ficasse legal no quarto dela e embrulhei para presente. Quando voltei para Campinas eu dei a ela o presente e expliquei que isso filtrava sonhos. Falei que os pesadelos dela ficariam presos ali e não apareciam nos sonhos dela. Ela me perguntou se isso era verdade e eu joguei a real, falei que eu não acredito em símbolos mas que dão um conforto psicológico legal e que isso era só para ela se lembrar que não precisava ter medo na hora de dormir.

Deu tão certo que ela perdeu o medo de ir dormir no mesmo dia. Nunca mais ela teve pesadelos. Só que essa noite ela sonhou com algo que a deixou assustada e ela achou muito esquisito, ela disse que mesmo tendo um filtro no quarto o sonho veio na cabeça dela. Expliquei que sonhos são coisas do inconsciente, falei que era algo que estava na cabecinha dela a incomodando mas que era só ela pensar coisas muito boas antes de dormir. Quando preciso de explicações elaboradas para coisas incontroláveis, dá certo criar um símbolo ou uma história. Com o tempo aquilo se torna normal e ela não precisam mais disso. Com o filtro foi assim, ela dorme fora de casa, ela dorme sozinha, dorme na sala, no quarto, em qualquer lugar, mas o dia que o medo vêm, ela olha o filtro e se sente segura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: