Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

1533328_628524283879272_1935639762_n
Rodoviária de Angra, esperando para voltar pra casa

Revendo fotos da Isabela pequena, achei algumas fotos de quando fomos para Ilha Grande em Angra dos Reis-RJ. Como eu escrevo aqui aventuras que vivemos só nós duas, resolvi escrever as lembranças desse passeio. Fomos em dezembro de 2013, a Isabela tinha 5 anos. Coloquei uma mochila nas minhas costas, uma mochilinha na Isabela, barraca na mão e fomos para a rodoviária de Campinas. Viajamos até São Paulo e de lá pegamos um ônibus para Angra. Munidas de biscoitos, bolachas, água e suco de caixinha, enfrentamos mais de oito horas de viagem.

De São Paulo até Angra foram seis horas. Dormimos quase o tempo todo. Na rodoviária fizemos amizade com uma moça que mora na Ilha e ela nos deu diversas dicas, e se colocou a nossa disposição para o que precisássemos durante a semana. Chegando em Angra, pegamos um táxi e fomos até o píer para ir de barco até a Ilha. A viagem é cansativa, ainda mais com criança. Como compramos a passagem com apenas um dia de antecedência, só conseguimos vaga no último ônibus, quase meia-noite, foi bom porque a Isabela foi dormindo o tempo todo. Mas na volta comprei passagem para ir embora durante o dia, não me sinto segura viajando tanto tempo de madrugada.

1488433_626017954129905_1922781607_nFomos em algumas praias, a primeira, onde chega na Ilha e onde ficava o camping que escolhemos, é a Enseada do Abraão. Linda, tranquila, mas não é boa para banho, tem muitos barcos. Mas tem tartarugas marinha, no final da tarde podemos vê-las no mar. Um rapaz que cuidava de alguns barcos, levou a Isabela e as crianças para ver as tartarugas em um bote.

Existem diversas praias pequenas e desertas na ilha, todas com trilhas tranquilas para chegar. Não sei o nome delas, mas recomendo todas. A praia mais bonita que já fui, não só na Ilha, mas na vida, é Lopes Mendes. Para chegar nela, o ideal é trilha, o mar é muito agitado, não é qualquer barco que chega lá. O dia que conhecemos essa praia, começamos por uma trilha para a praia de Dois Rios. Essa trilha é muito longa. Com as crianças levamos quatro horas, incluindo paradas para piquenique e descanso diversas vezes. logo no final da trilha tem uma vila e o museu de onde era o presídio. Visitamos o museu e vimos os escombros. Para quem não sabe, nesse presídio é que começou o Comando Vermelho (uma das facções criminosas mais famosas do Brasil).

1492786_625973544134346_165331388_nNessa praia, almoçamos e as crianças brincaram muito. Depois fomos de barco até Lopes Mendes. Se eu soubesse que o mar é tão perigoso, não teria ido com a Isabela. Mas, como deu tudo certo, valeu a aventura, e passamos por paisagens maravilhosas antes de chegar. Ali vi a praia mais linda de todas. As crianças brincaram muito e eu fiquei admirando a paisagem. Fizemos uma trilha curtinha até outra praia com o mar mais calmo e voltamos de barco para o Abraão.

Outra praia que vale a pena é a Praia Preta. A trilha é bem tranquila e tem uma cachoeira super gostosa (e bem gelada) para nadar. A praia tem areia preta, um rio que chega no mar, que também é legal para nadar, e o mar é tranquilo. Tem muita sombra de árvores e os escombros de um antigo presídio, é bem interessante e macabro.

A Ilha Grande é um dos lugares mais bonitos que eu já estive. Recomendo para quem gosta de praia, contato com a natureza, trilhas e barcos. Vou falar os prós e o contra de ir com criança para lá. Como é só um contra, vou começar por ele. A Ilha tem um posto de saúde, porém não tem hospital nem grandes estruturas, em caso de emergência você tem que ir de barco pra Angra. Além de demorar, os barcos tem horários para sair e não tem barco a noite.

Já os prós, são inúmeros. Não entra carro na ilha, então podemos deixá-los livre sem precisar gritar para olhar a rua ou esperar para dar a mão. As crianças têm muita liberdade, fazem amizades pela ilha e brincam o tempo inteiro. Cada trilha é uma aventura única. Fizemos inúmeras trilhas e nenhuma apresentou grande dificuldade para a Isabela e as outras crianças que foram com a gente. A maioria das praias que fomos o mar é muito tranquilo. Tem muitos animais e natureza, macacos, diversas aves, tartarugas marinhas, e se der sorte, golfinhos (não demos sorte). Para estadia há opção de pousada e de camping, optamos por camping, pois queríamos uma aventura e novidade. Montar a barraca, para a Isabela, já foi o começo da diversão. Finalizo com as fotos de nossa barraca:

1508395_624932554238445_1826705834_n 1501983_624934524238248_881442216_n 1473717_624933590905008_2046250145_n

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: