Alimentação saudável dá trabalho

Há alguns dias foi levantada uma polêmica em torno do lanche que a Bela Gil manda para a filha dela comer na escola. Achei engraçado esse tipo de discussão causar tanto barulho. Primeiro que na lancheira da menina só tem comida saudável, depois que é assustador ver o quanto as pessoas se espantam com uma criança gostar de alimentos saudáveis.

11269725_899594990105532_863676694_nA lancheira da Isabela é sempre igual, uma fruta ou tomate com sal, um lanche (pão, queijo, requeijão e geleia, ás vezes peito de peru) ou bolo ou bolacha e para beber água. Raramente danone ou suco de caixinha. Ela que escolhe o lanche e eu compro o que ela pede. Eu dou a liberdade porque ela sempre escolhe coisas saudáveis.

Quando a Isabela chegou na fase de comida além do leite eu passei a comer com ela os mesmos alimentos. Os hábitos alimentares dela são os mesmos que os meus e para isso os meus se tornaram mais saudáveis.

Muita gente insistia para eu dar danoninho e gelatina antes dela completar um ano de idade. Sou contra o açúcar. Claro que eu como doces, e que ela também come doces, mas tento fazer do açúcar algo esporádico e nada habitual em nossas vidas. Tento dar o mínimo de industrializados possível, mas sempre acaba passando algo, é impossível fabricar todos os alimentos em casa.

Como fiz a Isabela ter o hábito de comer de tudo? Nunca dei a opção de comer outra coisa. Quando chegou na idade em que as comidas foram sendo inseridas aos poucos na vida dela, ela tinha que comer o que eu servia. Em caso de manha ou birra a opção é comer do mesmo jeito, a diferença é que vai comer depois de tomar bronca.

Posso parecer dura, mas não sou. A gente conversa muito sobre tudo, inclusive a importância de cada coisa que estamos comendo. Cada alimento que ela fala que não gosta eu ofereço em diversas formas diferentes de preparo, eu ofereço inúmeras vezes em momentos distintos. Eu como (mesmo não gostando) para que ela veja como algo normal.

Já me disseram que dei sorte por ela ser boazinha, mas não dei sorte, fui insistente e paciente. Já rolou muito estresse por conta de comida, mas eu sempre dou a opção ou come numa boa ou come depois da bronca. Ela sempre opta por comer numa boa.

Desde bebê ela nunca teve a chance de ganhar uma briga. Essa semana ela se recusou a comer uma canja no jantar. Eu sei que ela não gosta de sopa, mas era a única opção que tinha, eu não tinha tempo de preparar outra coisa e ela estava gripada.

Depois de muita birra, briga e insistência eu a convenci que para a gripe dela o melhor seria comer a canja, falei das vitaminas e dos ingrediente e combinamos que ela comeria um pouco. Mesmo concordando que seria uma boa, ela tentou recusar de novo e disse que ia dormir com fome.

Deixei ela sair de perto, esperei uns minutos. A chamei de volta na cozinha e falei que não estava brigando porque sou chata ou louca, mas sim porque quero o melhor dela e sei que uma sopa quentinha com tantas vitaminas só ia ajudar a sarar da gripe e ainda ia aquecê-la numa noite tão fria.

Foi quase uma hora de negociação, eu falei tudo e deixei ela pensando mais um pouco. De repente, ela voltou na cozinha e disse com uma voz dócil:

– Mamãe, eu vou comer só um pouquinho de sopa.

Conflito resolvido. Sempre resolvemos assim. Parece fácil contando, mas é um estresse chato. O que precisamos nessa hora é de paciência (o que é muito difícil, mas com treino conseguimos), insistência, criatividade, conversa e nunca deixá-los ganhar o embate. Se eles perceberem que nós cedemos, eles saberão que podem insistir um pouco que ficará tudo do jeito deles.

Um comentário em “Alimentação saudável dá trabalho

Adicione o seu

  1. Ótimo Malu, a mãe é responsável sim pela alimentação de seus filhos, e explicar para a criança sobre os alimentos é um ótimo caminho, os hábitos são criados dentro de casa, e a Isabela vai te agradecer lá na frente!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: