Malinha da maternidade

Featured image
Isabela com a luva (eu prendia com durex porque ficava saindo) e coberta com uma manta do hospital.

A reta final dos preparativos para a grande chegada do bebê é a malinha da maternidade. Dizem que a mala deve estar pronta mais ou menos quando a gravidez chega na semana 36. Como eu sou ansiosa, a mala que usei para isso estava pronta desde o quarto mês. Eu a deixava arrumada e mudava as roupinhas escolhidas conforme ganhava ou comprava coisas novas.

Para não esquecer nada o ideal é imprimir uma lista e fazer uma marquinha ao lado de cada coisa que for colocando lá dentro. Eu gosto de carregar pouca coisa comigo, então a minha mala foi bem simples.

Coloquei duas opções de pijamas com camisas que abriam na frente, três pares de sutiãs de amamentação e cinco calcinhas. Hoje acho que teria sido melhor levar camisola. Um chinelinho de pano e um de borracha (esse para o banho). Minha necessaire com produtos de higiene pessoal, incluindo absorventes para o sangramento pós-parto e absorvente para os seios.

Pode ser que se tenha dores depois do parto então utilize roupas bem fáceis de por e tirar e, principalmente, práticas para amamentar. Jamais esqueça que terá visitas e que dará alguns passeios pelo corredor do hospital. Vista-se com camisolas que dê para sair em público ou leve um penhoar.  Após o parto nós sangramos muito e temos que usar um absorvente enorme, então o ideal é levar calcinhas grandes, várias. Se for época de frio, é bom levar meias e casacos (de preferência que abram na frente). Lembre-se de levar uma roupa para a hora de sair do hospital.

Tenho duas dicas, a primeira é para mulheres vaidosas. Quando estamos na maternidade tiramos muitas fotos, coloquem maquiagem na mala. Outra dica importante que dou é já deixar junto com as suas coisas o enfeite de porta e as lembrancinhas que serão dadas para as visitas.

A mala da minha bebê eu fiz de forma prática e simples. Coloquei apenas alguns macacões e bodies , dois pacotinhos de fralda para recém-nascido, uma mantinha e algumas fraldas de pano para auxiliar na amamentação. Também levei toalha fralda, shampoo e sabonete para bebês.

Como a Isabela nasceu no verão não precisei me atentar a roupas de frio. Se esse não for o seu caso lembre-se de levar meias e toucas. Importante levar luvinha para o bebê, mesmo que esteja calor. Eles se arranham sem querer. Eu utilizei luvas de um tecido bem leve.

As pessoas costumam usar lenço umedecido para limpar os bebês, eu preferi algodão que eu umedecia na água morna. O lenço pode dar alergia e como eu não quis testar se minha filha era alérgica não utilizei. Outra dica que dou, esta não precisa utilizar na mala da maternidade, mas utilizar quando sair com o bebê. Eu deixava uma garrafa térmica na bolsa com água morna. Assim, fora de casa eu utilizava essa água, que já estava aquecida, para limpar a Isabela.

Coloco aqui sugestões de listas para as malas da mãe e do bebê:

Mala da mãe:

2 pijamas ou camisolas com abertura na frente

1 penhoar

1 chinelo de pano

1 chinelo de borracha

3 sutiãs para amamentação (lembrar aqui de todo o kit – absorvente, conchas e o que mais julgar necessário)

6 calcinhas grandes

Roupa para a hora de deixar o hospital

Absorventes

Higiene pessoal: shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dentes, escova de dente e escova de cabelo

Opcional:

Maquiagem

Celular (lembrar do carregador)

Lembrancinhas

Enfeite de porta

Mala do bebê:

6 macacões (de acordo com a estação do ano, se for frio é aconselhável que sejam mais quentes)

6 bodies

6 calças

3 casaquinhos (se estiver em dias frios)

1 manta

6 fraldas de tecido (tanto para amamentação quanto para forrar o trocador)

trocador

2 pacotes de fraldas RN

3 pares de meias, 2 gorros e 2 luvas – não precisa levar muitos, são coisas que não sujam fáceis

1 pacote de algodão em formato de bolinha

1 pacote de lenço umedecido (eu não levei)

1 pomada para assadura

Importante lembrar: documentos pessoais e exames médicos

Arrumar a mala da maternidade é uma das coisas mais gostosas do preparativo para a chegada do bebê, então curta esse momento.

Um comentário em “Malinha da maternidade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: