Festa de Aniversário

Featured image
Decoração do aniversário de 7 anos da Isabela

O aniversário dos nossos filhos é um grande motivo de comemoração. Estamos felizes com mais um ano da vida deles e queremos que todo mundo participe. Logo que começamos os preparativos nos deparamos com muitos problemas. A primeira decisão que temos que tomar é: quem convidar?

Quase todo mundo faz um evento no primeiro aniversário. A criança não liga se a festa é dela ou de outra pessoa. Os convidados não vão interagir muito com o aniversariante – que muitas vezes passa a festa toda dormindo. A criança ainda não tem os amigos para convidar. A festa acaba sendo composta de um monte de adultos e algumas crianças de idades variadas. O primeiro ano de vida deve ser comemorado (como todos os outros) e a festa não é da criança, é dos pais. Então, a lista de convidados é dos pais. O que importa é que não se gaste mais do que o bolso comporta.

Do segundo ao quinto aniversário as pessoas costumam convidar os colegas de sala do filho. Todos os colegas. Acontece que boa parte das crianças vêm com pai, mãe e irmão. A lista acaba ficando enorme porque tem que chamar, ainda, a família e os amigos da família. Uma solução para quem não pode chamar todo mundo por conta dos gastos é chamar só os amigos da escola e os parentes mais próximos. A festa é da criança, é mais divertido se tiver crianças, ainda mais se forem os amigos do aniversariante. Nos aniversários da Isabela eu sempre fiz isso, chamava apenas os amigos da escola, meus pais, irmãos e sobrinhos.

No sexto aniversário, os amigos da escola já começam a ir na festa sem os pais. O problema nessa fase começa a ser como cuidar das crianças. O ideal é fazer em buffet, pois eles têm toda uma estrutura para cuidar das crianças. Mas, nem todo mundo tem dinheiro para isso. Outra opção é fazer na casa ou salão do condomínio e contratar recreação. Se o seu caso for como o meu, que não tem condições financeiras para essa opção, sugiro uma festa menor. No sexto e sétimo aniversário da Isabela nós decidimos que seriam dez amigos escolhidos por ela. A festa é dela com os amigos dela e nós, adultos da casa, apenas cuidamos e servimos. A ideia deu certo e ela consegue dar atenção para todos os convidados e nós (pais) podemos apenas supervisionar as crianças, servir as comidas e não precisamos nos preocupar em “fazer sala” para outros adultos.

Feita a lista de convidados, passamos para o segundo problema: decoração. Nos dois últimos aniversários da Isabela, adotei uma ideia econômica, divertida e que partiu dela mesma. Nós duas que fizemos a decoração e nos divertimos desde o preparo até o fim da festa.

Featured image
Isopor pintado para espetar pirulitos – ideia da Isabela

Neste ano, convidamos dez amigos para um “Chá do Chapeleiro Maluco” (do filme da Alice no país das maravilhas). Como a festa seria na piscina, não servi nada com tema de chá. Não encontrei xícaras de plástico ou descartáveis para comprar. Apenas decoramos a casa com o tema. Eu e a minha filha fizemos tudo, flores de papel crepom, imprimimos imagens da internet e colamos em papelão. Ela pintou isopor para espetar pirulitos e pegamos tudo que tínhamos na cozinha que servia de decoração para um chá.

Todos os itens da decoração eu comprei em lojas especializadas e escolhi coisas coloridas e de material mais barato, afinal, depois da festa vai tudo pro lixo.

Featured image
Mesa de chá do Chapeleiro – flores feitas por mim e pela Isabela.

Confeccionada a decoração nos deparamos com o que servir para os convidados. Festa infantil não tem erro. O que agrada é coxinha, bolinha de queijo e outros salgadinhos desse tipo. No caso da festa de somente dez crianças nós conseguimos ainda fazer coisas mais específicas de acordo com o perfil do grupo convidado. Para os amigos da minha filha posso servir somente suco e água, pois a maioria dispensa refrigerante. Peço mais pastel de queijo e enroladinhos de salsichas que são os salgados que eles mais comem. E assim fica fácil calcular quantidade de coisas para encomendar, já que sabemos como são os convidados. Os salgadinhos servidos eu encomendei, os doces nós fizemos. A Isabela ajudou a fazer, colocar os confeitos coloridos e a raspar as panelas com uma colher – afinal doce de aniversário sem raspar a panela não tem graça.

Com tudo pronto, faltam as lembrancinhas. Coisas simples e criativas dão um toque especial. Ano passado fizemos uma festa do pijama, então de manhã cada convidada levou uma mini cesta de café da manhã para casa. Comprei bolachinhas, iogurtes e coisas do tipo e montei cestinhas. Esse ano as lembrancinhas foram pirulitos de coração e um ímã de geladeira com a foto da Isabela no chá do chapeleiro.

Featured image

O mais importante da festa de aniversário é que se tenha noção do quanto se pode gastar com a festa. Chamar as pessoas que realmente são importantes para o aniversariante. Fazer a decoração e os preparativos de acordo com o gosto da criança. Precisamos sempre lembrar que a festa é deles, é para eles. Nós só estamos montando tudo e ajudando o dia ser mais especial ainda.

4 comentários em “Festa de Aniversário

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: