Vamos dar as mãos

Vivemos uma época de crise, e se tem uma coisa que brasileiro é bom é na criatividade. Muitas famílias estão pagando suas contas através de trabalhos informais, manuais e criativos. Nunca tive tantas amigas autônomas como tenho hoje.

Analisando minha situação e ouvindo tantos elogios para as mães criativas que não perdem tempo em fazer dinheiro, eu notei que todos te apoiam na teoria. Mas na prática é bem diferente.

Fiquei pensando nessa parte de ninguém se ajudar. Veja só, meu exemplo. Meus amigos mais próximos sempre querem tirar uma dúvida rapidinho e nunca oferecem pagar a hora da consulta, pior, muitos se ofendem quando digo que não trabalho de graça. Já tive até uma amizade que terminou quando eu me recusei a entrar com uma ação sem cobrar nada. Apenas respondi de forma educada que se não tivesse dinheiro para me pagar, o Estado garante advogado gratuito, era só ir no fórum, mas que eu não era um deles.

 

Essas coisas me geram uma grande revolta. Por que será que não se valoriza o trabalho dos amigos? Pensa em você e em todos seus amigos autônomos.

Muita gente, quando precisa comprar um presente, vai até o shopping, em uma loja grande e conhecida, e ainda paga estacionamento. Com certeza as pessoas conhecem alguém que vende doce, artesanato, obra de arte, bijuterias, etc. Ao invés de ajudar o amigo a sair da crise e crescer, as pessoas vão lá e compram “uma simples lembrancinha” mais cara do que aquilo que o amigo ou vizinho vende.

O mercado é a oferta e a procura. O sistema é capitalista e compramos até saúde e educação. Todo mundo paga conta, todo mundo precisa de trabalho. Temos o poder de escolher nas mãos de quem vamos colocar nossos dinheiros no momento de consumo.

Ao comprar de um amigo,você ajudou ele a pagar o aluguel, estudo dos filhos, remédio, etc. Você pode ajudar alguém a ter trabalho em época de grande desemprego.

Ninguém gosta da crise, e aí fica a pergunta: por que não ajudamos os amigos a saírem dela?

 

* A imagem utilizada foi retirada da página Brigadeiros Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: